quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Poríferos - Classificação e Taxonomia (Calcarea)

As esponjas calcárias são diferentes dos demais poríferos porque na sua constituição existem espículas de carbonato de cálcio. São chamadas também de calcispongiae ou esponjas calcárias. Essas espículas podem ter apenas um eixo e serem todas do mesmo tamanho, mas também, podem ter 3 ou 4 pontas. Sendo assim, se forma o esqueleto do animal, composto ainda pelas fibras de espongina.As esponjas calcárias podem ser classificadas de acordo com o grau da sua estrutura da seguinte forma: leuconóide, siconóide e asconóide.


A grande maioria delas, independente do tipo, mede cerca de 10 centímetros de comprimento, o que faz com que elas sejam menores do que as de outras espécies. Elas podem ser encontradas em oceanos do mundo inteiro e normalmente, em águas rasas da costa. Ao todo, existem 150 espécies de esponjas calcárias.







A escolha do lugar para ficar e a ausência de coloração explica a desvantagem que sofrem as esponjas calcárias quando no fundo do mar, elas precisam “lutar” pelo seu espaço. As outras esponjas conseguem, por exemplo, criar substâncias químicas especiais que garantem o “cantinho” delas e as calcárias não têm essa capacidade.
As substâncias produzidas por essas outras esponjas é que faz com que elas possuam as mais diversas cores. Mas, além de “enfeitar” esses animais, a coloração as ajudam a interagir com o meio ambiente. Uma das funções é manter os predadores longe delas. A coloração dessas esponjas faz com que a indústria farmacêutica tenha interesse nelas. Elas costumam ser usadas como matéria-prima na fabricação de vários medicamentos.

As esponjas calcárias, normalmente, desaparecem em lugares muito poluídos, o que faz com que elas sirvam de bioindicadores. Porém, algumas, conseguem se tornar mais resistentes e se acabam aumentando a quantidade. Grande parte do tempo as esponjas calcárias permanecem fixas no mar, o deslocamento só acontece no momento da fase de larva e até quando elas aderem ao substrato. Além disso, elas são alimentos para moluscos e também para peixes. 




                                                                                                                                                                   


Classificação

As esponjas calcárias viventes são classificadas com base no desenvolvimento larval, padrão de canais e estruturas esqueléticas, enquanto que as fósseis fundamentalmente nas estruturas esqueléticas.
  • Subclasse Calcinea
    • Clathrinida
    • Murrayonida
  • Subclasse Calcaronea
    • Baerida
    • Leucosolenida
    • Lithonida
Esponja da subclasse Calcinea


Esponja da subclasse Calcaronea



















Nenhum comentário:

Postar um comentário